DICAS DE BELEZA

1. Você já conhece os benefícios da água micelar?

O mercado de dermocosméticos oferece diversas opções que atendem às necessidades de todos os tipos de pele. Das sensíveis às normais e oleosas, existem alguns produtos que podem ser explorados por todos e ainda garantem fórmulas multifuncionais, como a solução micelar, também conhecida como água micelar. O produto promete remover a maquiagem, além de tonificar e limpar profundamente a pele de maneira delicada e sem irritar a região.

 

A solução micelar também é conhecida como água micelar devido ao seu aspecto aquoso e transparante. Apesar de leve, o produto limpa e tonifica a pele de maneira suave, respeitando seu equilíbrio fisiológico. Tudo isso graças à sua formulação com tecnologia micelar, em que as micelas - aglomerados de átomos, íons ou moléculas - atraem sujeiras, oleosidade e maquiagem sem agredir o rosto.

 

  • Veja mais benefícios desse tipo de produto:

 

- Formulação de alta tolerância que pode ser usada por qualquer

tipo de pele, principalmente, as sensíveis e oleosas;

 

- Não apresenta riscos à região dos olhos, pois não contém

álcool, corantes, parabenos e sabão;

2.  Problemas bucais podem desencadear doenças em outras áreas.

O que fazer então para manter dentes e todo o corpo saudáveis?

Para muitas pessoas, os problemas bucais ficam restritos apenas aos dentes e à gengiva, porém, essa realidade é muito diferente. Existem doenças que se originam na boca e podem desencadear patologias em diversas outras áreas do nosso corpo, afetando muito mais do que o sorriso. Conversamos com a dentista Francine Figueiredo que falou um pouco mais sobre isso e deu dicas de como se prevenir delas.

 

  • PROBLEMAS BUCAIS ALÉM DO SORRISO

Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, mas algumas infecções bucais podem influenciar diretamente no quadro de outras doenças. E não são poucos os problemas que podem surgir, como doenças cardiovasculares, doenças autoimunes, quando o sistema imunológico ataca suas células saudáveis, obesidade, diabetes, parto prematuro e até mesmo no nascimento de bebês com baixo peso. É importante ressaltar que as consultas ao dentista devem ser feitas de forma regular para que exista um maior controle da saúde bucal do paciente.

 

  • ENDOCARDITE BACTERIANA PODE CAUSAR DOENÇAS NO CORAÇÃO

Se as patologias bucais não forem tratadas de forma correta, elas podem interferir de diversas maneiras na saúde do paciente. Francine comenta sobre um exemplo bastante comum que interliga doenças cardiovasculares com problemas bucais. “A endocardite bacteriana é um exemplo de doença em que bactérias presentes na cavidade bucal entram na corrente sanguínea, e alojam-se no coração”.

 

Por ter um alto risco de mortalidade, quando diagnosticada, a doença deve ser acompanhada de perto. A maneira mais eficiente de prevenção dessa patologia é cuidando de forma correta da higienização bucal. Entretanto, para os pacientes que possuem alguma doença cardiovascular, recomenda-se além do acompanhamento dentário, um cardiológico para evitar qualquer risco de se contrair problemas.

 

  • PREVINA-SE

A melhor forma de prevenção ainda é uma higiene bucal correta, usando todas as ferramentas à sua disposição, incluindo o fio dental. Se você não costuma ir ao dentista, essa é mais uma medida a ser tomada para se prevenir não só das doenças bucais, como de qualquer outra patologia que pode surgir decorrente dela. O recomendado é que se visite o profissional de saúde bucal, pelo menos, a cada 6 meses. Só assim é possível uma avaliação do estado de saúde do paciente, para que se estabeleça os cuidados necessários ou, se necessário, se planeje o melhor tratamento indicado para cada caso.

3.  Os temíveis furinhos causados pela celulite

Os furinhos parecem quando há muita gordura e toxinas na pele, que perde a sua firmeza e abre os buracos. Isso porque a pele acaba perdendo uma das substâncias importantes na sustentação dos tecidos, o colágeno. Sabendo disso, cientistas descobriram que a suplementação de colágeno faz com que os sinais da celulite sejam amenizados.

 

Responsável pela sustentação da pele, o colágeno hidrolisado é essencial para quem quer se ver livre da celulite, contanto que ingerido em uma quantidade suficiente para surtir efeito.

 

  • Como ele age no corpo?

 

Na hora em que o suplemento de colágeno hidrolisado é ingerido, é incorporado ao organismo como se fosse naturalmente produzido por ele, passando a cumprir as suas funções, formando fibras que dão sustentação à pele, deixando-a firme, elástica e nutrida, além de fortalecer os ossos e as cartilagens. Com isso, a flacidez será combatida e os ossos se tornarão mais fortes. A ingestão de colágeno ainda favorece o emagrecimento, pois provoca a sensação de saciedade e ajudam a regenerar os músculos para quem pratica atividades físicas. Dessa forma, incentiva o corpo a queimar gordura e, como você comerá menos, seu organismo retirará a energia necessária da reserva de gordura.

4. Mitos e Verdades sobre o filtro solar!

  • Não precisa passar filtro solar em dias nublados ou chuvosos.

  • Mito ou verdade? MITO!

 

A radiação ultravioleta, responsável pelo fotoenvelhecimento, surgimento de manchas e câncer da pele também tem grande incidência na atmosfera em dias nublados. Estudos indicam que aproximadamente 80% dos raios UV podem passar através das nuvens. Ou seja, podemos estar expostos a altos níveis de radiação mesmo em dias sem sol.

 

  • Ficar debaixo do guarda-sol, da sombra e usar barreiras físicas como boné e óculos são suficientes para proteger o corpo da radiação solar. Mito ou verdade? MITO!

 

Barreiras físicas, como guarda sol, bonés, chapéus auxiliam bastante na fotoproteção, porém, não são suficientes sozinhos. Eles refletem grande parte da radiação ultravioleta, mas devem ser sempre associados a um filtro solar adequado para o tipo de pele de cada pessoa. Já a sombra, do mesmo jeito que nos dias sem sol, pode ter um alto índice de radiação ultravioleta, podendo causar fotodanos e queimaduras, principalmente porque “enganam” na sensação de pele queimada durante a exposição.

 

  •  É necessário aplicar o protetor mais de uma vez ao longo do dia. Mito ou verdade? VERDADE!

 

O protetor solar, mesmo à prova d'água ou resistente ao suor, pode perder sua eficácia em até 50% quando não são reaplicados depois do banho de piscina, mar ou após a atividade física. Ou seja, para garantir uma boa proteção, reaplique o produto a cada 2 a 3 horas para manter sua eficácia.

 

  • O protetor solar ajuda a prevenir o envelhecimento. Mito ou verdade VERDADE!

 

Os principais tipos de raios solares são UVA e UVB. O primeiro é responsável pelo envelhecimento da pele, por conseguir atingir a camada mais profunda da derme, destruindo as fibras de colágeno e elastina. Os filtros solares protegem contra a radiação ultravioleta B - responsável pelo bronzeamento e queimadura da pele - e possuem um índice de proteção, chamado PPD, que protege dos raios ultravioleta A, evitando o envelhecimento precoce, a flacidez e as rugas.

5. Dicas para deixar seu cabelo saudável e sedoso

1. Tenha uma alimentação saudável e diversificada,

intensificando a quantidade de vitamina A.

2. Tome bastante líquido para manter os fios hidratados.

3. Antes de fazer escova ou chapinha, use cremes e silicones antitérmicos para proteger os fios.

4. Corte as pontas do cabelo a cada três meses.

5. Proteja os cabelos do sol. Use chapéu e hidratantes com

protetores solares.

6. Ao lavar os cabelos, evite a água quente, que abre a cutícula

dos fios e provoca ressecamento.

7. Não esqueça de repor a queratina de seus cabelos!

8. Uma vez por semana, use shampoo anti-resíduos para fazer

uma limpeza profunda.

9. Se possível, procure usar shampoo sem sulfato.

10. Para não quebrar os fios, evite dormir com os cabelos

molhados.

11. Cabelos oleosos: lave diariamente para retirar o excesso de

sebo e evitar a queda.

12. Para fortalecer e hidratar os fios, passe babosa. Deixe-a agir

por 30 minutos. Lave normalmente.

13. Máscara para dar brilho: Bata no liquidificador uma maçã

sem sementes e ½ copo de água. Após a lavagem dos fios,

passe nos cabelos, massageando o couro cabeludo.

Deixe agir por 30 minutos e enxágue em seguida.

6. Como evitar o envelhecimento precoce?

A maioridade mal chegou e você já está preocupada com o surgimento dos primeiros sinais do envelhecimento na pele. Fique tranquila, pois entre os 18 e 20 anos, as rugas ainda não aparecem no rosto, mas, mesmo assim, sempre se escuta que o ideal é já ir prevenindo. Mas afinal de contas, existem cuidados nessa idade que podem evitar o desgaste precoce da pele?

 

O ideal é apostar em dermocosméticos que possuem ação preventiva. “Além dos filtros solares, indicamos o uso de antioxidantes - vitamina C, niacinamida e resveratrol - para prevenir os danos relacionados ao sol, poluição, entre outros

 

É essencial, também, evitar algumas atitudes que são prejudiciais à pele: “esfoliar demasiadamente o rosto, achando que essa atitude é capaz de diminuir a oleosidade, e não remover a maquiagem adequadamente - o que predispõe a piora do excesso de brilho, irritações e até alergias na região”

 

  • Tenha uma rotina de limpeza diária da sua pele!

 

A rotina correta de limpeza e hidratação deve surgir junto com a puberdade

 

Na adolescência, com a fase da puberdade, podemos colocar os primeiros rituais - limpeza e hidratação - em prática. “É neste momento que o tipo de pele do paciente estabelece e problemas como a acne começam a surgir. Com isso, se torna necessária uma orientação específica com o dermatologista”, atentou. A partir da avaliação deste profissional e de acordo com o perfil do paciente, é possível descobrir os cuidados preventivos, sem exageros ou negligências.

 

Essa substância bastante encontrada em dermocosméticos e em alimentos proporciona uma série de benefícios, tanto para o organismo quanto para a pele. A vitamina C tópica possui efeito antioxidante e iluminador na pele, ou seja, já queremos né!? rs

 

O ativo proporciona diversos benefícios à pele, desde manter sua tonalidade mais uniforme, com seu efeito clareador, até prevenir o processo de envelhecimento precoce.

 

Alimentos com vitamina C melhoram a imunidade e ajudam a tratar o corpo de dentro para fora!

 

A vitamina C também é muito presente em vários alimentos, como frutas, legumes e verduras. Além da laranja, existem outros nutrientes ricos nessa substância tão fundamental para o sistema imunológico, como pimentão amarelo, brócolis, mamão papaya, manga e kiwi.

 

Além disso, esse tipo de vitamina também é uma grande aliada nos cuidados com a saúde de todo o organismo, em especial a pele por estimular a produção de colágeno e ser um forte antioxidante, contribuindo no combate ao envelhecimento.

Para garantir maior eficácia dessas propriedades no corpo, basta incluir alimentos fartos em vitamina C no seu cardápio.

© Direitos Reservados | Rede Farma Fácil 2018 | SUA SAÚDE CONFIA NA GENTE

  • Facebook - Black Circle